Cons

A MATEMANÍACA.

"

A matemática soviética rebelde que foi impedida de estudar .

Dia do Pi: comemore você também

.

Morre no Rio de Janeiro Elon Jages Lima.

Método de Xangai, uma revolução na forma de ensinar matemática.

Clik na imagem e assista ao filme.

Código fonte abrir janela como resposta

Clique Aqui

Olá, este BLOGGER e para todos que são apaixonados pela rainhas das ciências, tem como objetivo auxiliar estudantes de todos os níveis em seus estudos. Divulgue, participe e deixe seu comentário.

domingo, 3 de setembro de 2017

O NÚMERO MÁGICO

Olá caros amigos leitores, sejam bem vindos ao nosso blog. Hoje irei comentar a respeito do número 1089.

Vocês sabiam que o número 1089 é considerado um número mágico?

Até hoje ninguém sabe ao certo quem descobriu essa façanha.


Veja porque:

1ª Escolha três algarismos distintos ou não

311

2ª Inverta esses três algarismo e forme um novo

311 temos 113

3ª Faça a subtração do maior pelo menor

311 - 113 = 198

4ª Inverta novamente o valor encontrado

198  temos 891

5ª Agora some os dois valores encontrados

198 + 891 = 1089


Se fizermos isso com qualquer número de  três algarismo distintos ou não no final sempre encontraremos o número 1089.

Você pode me questionar e dizer, mas Jameson e o número 251 não da certo.


Vamos lá:

251 - 152 = 99

Invertermos é temos o mesmo valor.

99 + 99 =198 ok 



Calma vou fazer novamente!


251 - 152 = 099

Invertendo o resultado anterior temos:

990 

Invertemos novamente temos 099


Por fim, somamos os dois

990 + 099 = 1089


OBS 1:

Portanto neste caso o zero a esquerda tem que ser levado em consideração

OBS 2:

Podemos concluir que com qualquer número formado com três algarismo distintos ou não podemos chegar ao número mágico 


Atenção os número capicua ficam de fora.

sexta-feira, 30 de junho de 2017

EXERCÍCIOS RACIOCÍNIO LÓGICO

1) (BB 2012) Uma pessoa dispõe de balas de hortelã, de balas de caramelo e de coco e pretende "montar" saquinhos com 13 balas cada, de modo que, em cada saquinho haja no mínimo, três balas de cada sabor. Um saquinhos diferencia-se  de outros pela quantidade de balas de cada sabor. Por exemplo, seis balas de hortelã, quatro de coco e três de caramelo compõem um saquinho diferente de outro que contenha seis balas de coco, quatro de hortelã e três de caramelo. Sendo assim, quantos saquinhos diferentes podem ser montados.
a) 4
b) 6
c) 9
d) 12
e) 15


2) (FGV 2016 SEDUC PE) Consultando os dados do último censo demográfico, Ana, ao anotar a população de sua cidade, trocou o algarismo das dezenas com o algarismo das unidades. Sabe-se que a diferença entre a população correta e a população anotada por Ana é um número compreendido entre 50 e 60. A diferença citada é
(a 52.
(b 54.
(c 55.
(d 56.
(e 57.

Divulgue participe e deixe o seu comentário.

FILME ALEXANDRIA



O filme relata a história de Hipátia, filósofa e professora em Alexandria, no Egito entre os anos 355 e 415 d.C. Única personagem feminina do filme,Hipátia ensina filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à Biblioteca. Resultante de uma cultura iniciada com Alexandre Magno, passando depois pela dominação romana, Alexandria é agitada por ideais religiosos diversos: o cristianismo, que passou de religião intolerada para religião intolerante, convive com o judaísmo do povo hebreu e a cultura greco-romana. Hipátia tem entre seus alunos Orestes, que a ama, sem ser correspondido, e Sinésio, adepto do cristianismo. Seu escravo Davus também a ama secretamente. Hipátia não deseja casar-se, dedicando-se unicamente ao estudo, à filosofia, matemática, astronomia, e sua principal preocupação, no filme, é com o movimento da terra em torno do sol. Mediante os vários enfrentamentos entre cristãos, judeus e a cultura greco-romana, os cristãos se apoderam, aos poucos, da situação, e enquanto Orestes se torna prefeito e se mantém fiel ao seu amor, o ex-escravo, Davus, após ser libertado por Hipátia, se debate entre a fé cristã e a paixão. O líder cristão Cirilo domina a cidade e encontra na ligação entre Orestes e Hipátia o ponto de fragilidade do poder romano, iniciando uma campanha de enfraquecimento da influência de Hipátia sobre o prefeito, usando as escrituras sagradas para acusá-la de ateísmo e bruxaria. Além de narrar a vida e a morte de Hipátia, o filme apresenta o crescente conflito entre cristãos e pagãos. De um lado o cristianismo vai ganhando força; do outro a religião politeísta Greco-romana, com adoração de estátuas que representavam seus numerosos deuses e que era prática condenada pelo cristianismo. O filme também revela como a mulher era vista nessa época. No cristianismo, o papel da mulher era de subordinação, mas Hipátia não permitia ser subordinada a ninguém. Por ter recusado a se converter ao cristianismo, foi acusada de ateísmo e bruxaria, julgada de forma vil e condenada á morte por apedrejamento.

Fonte:http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/eja/recurso-multimidia-professor/filosofia/novaeja/m3u08/Unid8_item1_agora.pdf